Pular para o conteúdo

Ensino Fundamental (Anos Finais)

6° ao 9° ano

ensino fundamental ii cenel

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os estudantes amadurecem, entram na puberdade e tornam-se adolescentes, passando por grandes transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período, transformam suas relações sociais e seus laços afetivos, acelerando o processo de ruptura com a infância e a construção de valores individuais.

Nessa etapa de ensino, assumimos uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promovemos uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e às diversidades.

 Nesse direcionamento, fomentamos o processo de ensino e de aprendizagem com práticas pedagógicas com o uso das tecnologias, promovendo uma participação mais consciente e democrática na cultura digital por meio de aprendizagens ativas, de forma transversal e integrada em toda a formação geral básica.

Material Didático

Livro ensino fundamental II

Momento de aprofundar perspectivas e se conectar com o conhecimento.

A presença da tecnologia aumenta gradualmente, com ferramentas de aprendizagem e todo o suporte que os estudantes precisam para se relacionar com o conhecimento de maneira comprometida e cada vez mais autônoma. A proposta é fomentar a disciplina e um ritmo de estudos intercalando formalização teórica e exercícios práticos. Desta forma, os estudantes vão estabelecendo relações entre temas diferentes na medida em que começam a identificar suas preferências e habilidades, reconhecer os próprios pontos fortes e fracos, construindo sua identidade e papel no grupo. Assim, consolidam seus valores e autoconhecimento, sedimentando a base para fazer as melhores escolhas no futuro.

A Coleção Infinito Anos Finais foi desenvolvida para preparar o aluno em direção ao amadurecimento, aplicando tudo o que foi estudado em novos contextos, com diferentes formas de pensar e aprender, e trazendo grande experiência com a aprendizagem lúdica, ativa e colaborativa.

Projetos

  • Horta na escola

Transformar os espaços da escola em ambientes mais verdes que melhore as habilidades sociais e cognitivas, promovendo a saúde mental, física, nutricional e emocional de nossas crianças.

  • Educação ambiental

Proporcionar aos estudantes aprendizagens e vivências ao ar livre, as quais não seriam possíveis em sala de aula, aproximando, assim, natureza e educação. Valorizando e estimulando a criança a praticar hábitos saudáveis e sustentáveis.

  • Momento Cívico Mensal

Propiciar o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos estudantes por meio de participações, assim como a transmissão de valores éticos fundamentais para a vida em sociedade.

  • Saída de Campo

Estimular a curiosidade das crianças ao observar e explorar o contexto social e cultural de várias formas.

  • Festa Junina

Dar uma volta pelo Brasil por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar, buscando conhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Além disso, visa fortalecer a relação escola e família, estimulando o trabalho coletivo.

  • Vida e Saúde

Prever o desenvolvimento de atividades que irão trabalhar aspectos físicos e socioemocionais, estimulando a curiosidade e o interesse pela busca da qualidade de vida.

  • Mostra do Conhecimento

Dar visibilidade às vivências dos estudantes a partir dos temas contemporâneos por meio de projetos integradores e transdisciplinares. Assim, reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes   e, sobretudo, repensando sobre a sua atuação   na sociedade.

  • Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue

Um  programa pedagógico de enriquecimento curricular bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

 Nesse contexto, nossos alunos interagem com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade, explorando ainda mais o idioma, com canções, brincadeiras, histórias, aulas de culinária, artes, música e muito mais.

  • Projeto Bilíngue

O Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue visa o ensino de uma segunda língua por meio de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural com aulas de inglês todos os dias.

  • Interclasse

O Projeto Interclasse tem o objetivo de proporcionar momentos de interação entre estudantes de diferentes anos/séries, de avaliar o grau de conhecimento dos estudantes com relação às modalidades desportivas desenvolvidas e de promover a saúde física e mental.

  • Projeto de Sensibilização

O projeto surgiu nas aulas de socioemocional e de Projeto de Vida com o objetivo de reforçar os laços familiares e a parceria escola e família. Ele conta com a participação ativa dos responsáveis e emociona a todos que acompanham as atividades desenvolvidas. Em 2024, os pais puderam dizer aos filhos, por meio de áudios e vídeos, o quanto eles são importantes para as famílias. 

  • Projeto Em Cena

O Projeto Em Cena tem por objetivo expandir a mente e a visão sobre a vida dos estudantes, resgatando, assim, a crítica apurada e uma ampla visão de mundo. Este projeto também permite ao aluno a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização e o vocabulário. A professora responsável pelo projeto é uma artista versátil que escreve, dirige e atua tanto no teatro quanto no cinema.

  • Projeto Horta na Escola

O Projeto Horta na Escola transforma o CENEL COC em um ambiente mais verde e proporciona o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, promovendo a saúde mental, física, nutricional e emocional dos nossos estudantes. A horta também é utilizada nas aulas de Ciências Naturais e Biologia para demonstração prática dos conteúdos estudados.

  • Socioemocional

O projeto parte da escuta ativa dos estudantes, do trabalho com as diversas emoções que compõem o ser humano e da elaboração de projetos a partir de temáticas relevantes. Além disso, o projeto conta com o apoio de formação contínua de equipes formadas por psicólogos.

  • Laboratórios

As aulas de laboratório do CENEL COC complementam o ensino teórico, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem prática e interativa, que promove uma ampla compreensão dos conteúdos. Ao manipular materiais e realizar experimentos, os estudantes aplicam os conceitos aprendidos em sala de aula nas aulas de Ciências Naturais.

  • Mostra do Conhecimento

O projeto Mostra do Conhecimento vislumbra a seleção e o aprofundamento de conteúdos de forma significativa e criativa, possibilitando o contato com temas atuais e relevantes. Além disso, valorizamos a atividade investigativa para que formemos estudantes pesquisadores.

  • Jornal Mural

Semanalmente, nas aulas de Língua Portuguesa, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais utilizam jornais para lerem, debaterem oralmente e opinarem de forma escrita sobre os acontecimentos recentes que envolvem o Distrito Federal, o Brasil e o mundo. O registro da atividade é feito nos murais da escola.

  • Projeto Literário

No Projeto Literário, a cada bimestre, os estudantes são incentivados a ler um livro entregue pela escola após uma cuidadosa seleção de títulos infantojuvenis. Em sala, a professora de Língua Portuguesa desenvolve nos discentes a compreensão textual, a ampliação do vocabulário e a estimulação da criatividade. Por meio de atividades dinâmicas e de leitura de diferentes gêneros, desenvolvemos o pensamento crítico e melhoramos as habilidades de escrita.

Educação Bilíngue

O Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, diferente de um curso regular, que foca em ensinar a gramática, linguística e vocabulário de um idioma específico, visa o ensino de uma segunda língua por meio de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural. O CENELCOC promove o uso da língua inglesa, inclusive ofertando a opção de um Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

Os estudantes são colocados em um ambiente de constante aprendizado e o inglês, no caso do Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, é o idioma que guia as atividades e as disciplinas. Nessa situação, eles podem aprender outras matérias, como geografia e matemática, por exemplo, em inglês.

Educação Socioemocional

O CENEL COC visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes. O projeto parte da escuta ativa, do trabalho com as diversas emoções que compõem o ser humano e de formações contínuas com as equipes. Para isso contamos com a parceria da Escola da Inteligência, projeto criado e desenvolvido pelo psicólogo Augusto Cury, no qual visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes e que tem por meta, antes de chegar nos discentes, atingir os docentes da escola.

×