No Ensino Médio, os adolescentes iniciam sua transição para a vida adulta, passando por intensas transformações cognitivas, sociais e emocionais. Nessa fase, os estudantes aprofundam sua capacidade de pensamento abstrato e crítico, desenvolvendo habilidades complexas como visão analítica, resolução de problemas e argumentação lógica, permitindo que explorem conceitos complexos e realizem conexões mais profundas, elaborando hipóteses e aperfeiçoando sua capacidade dedutiva e indutiva.
Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a escola do século XXI precisa acolher as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos, contribuindo para a formação integral dos estudantes, a qual vai muito além dos conteúdos escolares. E essa formação deve ser vista como fundamental, pois a sociedade do século XXI demanda grande variedade de competências socioemocionais, cognitivas e físicas para a manutenção da saúde emocional, das relações sociais e de trabalho.
O CENEL COC visa uma formação em sintonia com os percursos e histórias dos estudantes para que eles definam seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
Material Didático
Momento de exercer a autonomia e consolidar objetivos.
Com planos de estudo personalizados de acordo com os objetivos de cada estudante, o material deste segmento aprofunda e amplia o conhecimento, desenvolvendo um olhar crítico e rigor científico para analisar e resolver criativamente problemas do mundo real. A partir de um ensino integrado e contextualizado, estudantes desenvolvem competências e habilidades específicas da área que escolheram, mantendo a visão do cenário geral. Dessa forma, contam com toda a fundamentação para alcançar o sucesso no seu projeto acadêmico, profissional ou pessoal.
A Coleção Infinito Ensino Médio oferece uma aprendizagem múltipla e consistente que abre caminhos diversos por meio de uma Formação Geral Básica e Itinerários Formativos Acadêmicos. Apresentando conteúdo forte, desenvolvido com base nas normas do Novo Ensino Médio, a coleção ainda conta com materiais específicos para o Projeto de Vida e disciplinas eletivas.
Projetos
- Horta na escola
Transformar os espaços da escola em ambientes mais verdes que melhore as habilidades sociais e cognitivas, promovendo a saúde mental, física, nutricional e emocional de nossas crianças.
- Educação ambiental
Proporcionar aos estudantes aprendizagens e vivências ao ar livre, as quais não seriam possíveis em sala de aula, aproximando, assim, natureza e educação. Valorizando e estimulando a criança a praticar hábitos saudáveis e sustentáveis.
- Momento Cívico Mensal
Propiciar o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos estudantes por meio de participações, assim como a transmissão de valores éticos fundamentais para a vida em sociedade.
- Saída de Campo
Estimular a curiosidade das crianças ao observar e explorar o contexto social e cultural de várias formas.
- Festa Junina
Dar uma volta pelo Brasil por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar, buscando conhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Além disso, visa fortalecer a relação escola e família, estimulando o trabalho coletivo.
- Vida e Saúde
Prever o desenvolvimento de atividades que irão trabalhar aspectos físicos e socioemocionais, estimulando a curiosidade e o interesse pela busca da qualidade de vida.
- Mostra do Conhecimento
Dar visibilidade às vivências dos estudantes a partir dos temas contemporâneos por meio de projetos integradores e transdisciplinares. Assim, reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes e, sobretudo, repensando sobre a sua atuação na sociedade.
- Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue
Um programa pedagógico de enriquecimento curricular bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.
Nesse contexto, nossos alunos interagem com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade, explorando ainda mais o idioma, com canções, brincadeiras, histórias, aulas de culinária, artes, música e muito mais.
- Laboratórios
As aulas de laboratório do CENEL COC complementam o ensino teórico, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem prática e interativa, que promove uma ampla compreensão dos conteúdos. Ao manipular materiais e realizar experimentos, os estudantes aplicam os conceitos aprendidos em sala de aula nas aulas de Biologia, Física e Química.
- Projeto de Vida
O Projeto de Vida do CENEL auxilia os estudantes naquilo que almejam, projetam e redefinem para si ao longo do Ensino Médio tanto no que se refere às demandas profissionais quanto às demandas pessoais. As atividades propostas acompanham o desenvolvimento da(s) identidade(s), respeitando e valorizando a cultura e as demandas sociais de cada discente.
- Interclasse
O Projeto Interclasse tem o objetivo de proporcionar momentos de interação entre estudantes de diferentes anos/séries, de avaliar o grau de conhecimento dos estudantes com relação às modalidades desportivas desenvolvidas e de promover a saúde física e mental.
- Mostra do Conhecimento
O projeto Mostra do Conhecimento vislumbra a seleção e o aprofundamento de conteúdos de forma significativa e criativa, possibilitando o contato com temas atuais e relevantes. Além disso, valorizamos a atividade investigativa para que formemos estudantes pesquisadores.
- Projeto Literário
No Projeto Literário do Ensino Médio, os estudantes leem obras indicadas na matriz de conhecimento do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e também trabalham outras obras literárias que são importantes para o desenvolvimento intelectual, emocional e social, além de aprimorar a escrita e o pensamento crítico. Além disso, os discentes são incentivados a ler com regularidade para melhorar a capacidade de articular ideias, ferramenta indispensável para o crescimento pessoal e cultural.
- Corujão
O Corujão CENEL prepara nossos estudantes do Ensino Médio para a prova do ENEM de forma descontraída, revisando os principais conteúdos abordados na avaliação e realizando questões.
- Simulados
Ao longo do ano, são aplicados simulados inéditos para as três turmas do Ensino Médio como preparação para as avaliações externas. A terceira série, por ser o último ano, realiza cinco simulados com a mesma estrutura do ENEM, aplicados no fim de semana.
APROVA
O Aprova – Estudo Personalizado é uma solução que potencializa o aprendizado dos nossos estudantes. Essa plataforma identifica pontos de destaque e desenvolvimento de cada estudante a partir do desempenho no Simulado ENEM do COC e indica uma trilha de estudos personalizada para sanar essas dificuldades. Assim, os estudantes estarão mais preparados para a sonhada aprovação no vestibular.
Educação Bilíngue
O Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, diferente de um curso regular, que foca em ensinar a gramática, linguística e vocabulário de um idioma específico, visa o ensino de uma segunda língua por meio de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural. O CENELCOC promove o uso da língua inglesa, inclusive ofertando a opção de um Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.
Os estudantes são colocados em um ambiente de constante aprendizado e o inglês, no caso do Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, é o idioma que guia as atividades e as disciplinas. Nessa situação, eles podem aprender outras matérias, como geografia e matemática, por exemplo, em inglês.
Projeto de Vida
O Projeto de Vida no CENELCOC assume o compromisso com relação à formação integral dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida.
Dessa maneira, o projeto de vida auxilia os estudantes naquilo que almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória – é uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para oprimir seus desejos.