Pular para o conteúdo

Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

1° ao 5° ano

Fundamental I Cenel

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da capacidade de representação simbólica, indispensável para a fluência na leitura, a manipulação de conceitos matemáticos e a compreensão de situações complexas, está intimamente ligado ao desenvolvimento da linguagem, que permite ao estudante reconstruir pela memória suas ações e descrevê-las, bem como pensar sobre si. Tais habilidades são necessárias às aprendizagens essenciais previstas para esse segmento.

Para essa fase da escolarização, o trabalho pedagógico tem o propósito de dar continuidade às estratégias iniciadas na Educação Infantil, reforçando aquelas que incentivam a imaginação, a espontaneidade, a capacidade criativa do estudante e, sobretudo, a capacidade de resolver problemas de diferentes ordens.

Assim, o trabalho pedagógico busca desenvolver essas inteligências por meio dos componentes curriculares que lhe são correlatos, sempre que possível, de modo interdisciplinar e, sobretudo, possibilitando interações dos estudantes com o meio, mediante perspectivas histórica, cultural e social pelas quais passam em sua vida.

Material Didático

Livros ensino fundamental I

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Momento de exercitar potencialidades e estimular interesses.

Com processos de aprendizagem lúdicos e estruturados, as crianças consolidam a alfabetização e o letramento enquanto ampliam o conhecimento sobre o mundo e o saber científico. É neste momento que interagem e aprendem com professores e umas com as outras, conquistando aos poucos a autonomia no aprendizado. Nesta fase, os estudantes começam a desenvolver valores e fundamentar o autoconhecimento, fortalecendo o aspecto intelectual e socioemocional ao mesmo tempo. Assim, todos se sentem acolhidos e respeitados para crescerem seguros de si mesmos e de sua capacidade de aprender.

A Coleção Infinito Anos Iniciais garante uma transição planejada, cuidadosa e sem rupturas, da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O material didático oferece suporte para todo o processo de aprendizagem, sendo por meio de conteúdos impressos ou integrados com soluções digitais.

Fonte: COC | Educação Infantil

Projetos

  • Horta na escola

Transformar os espaços da escola em ambientes mais verdes que melhore as habilidades sociais e cognitivas, promovendo a saúde mental, física, nutricional e emocional de nossas crianças.

  • Educação ambiental

Proporcionar aos estudantes aprendizagens e vivências ao ar livre, as quais não seriam possíveis em sala de aula, aproximando, assim, natureza e educação. Valorizando e estimulando a criança a praticar hábitos saudáveis e sustentáveis.

  • Momento Cívico Mensal

Propiciar o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos estudantes por meio de participações, assim como a transmissão de valores éticos fundamentais para a vida em sociedade.

  • Saída de Campo

Estimular a curiosidade das crianças ao observar e explorar o contexto social e cultural de várias formas.

  • Festa Junina

Dar uma volta pelo Brasil por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar, buscando conhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Além disso, visa fortalecer a relação escola e família, estimulando o trabalho coletivo.

  • Vida e Saúde

Prever o desenvolvimento de atividades que irão trabalhar aspectos físicos e socioemocionais, estimulando a curiosidade e o interesse pela busca da qualidade de vida.

  • Mostra do Conhecimento

Dar visibilidade às vivências dos estudantes a partir dos temas contemporâneos por meio de projetos integradores e transdisciplinares. Assim, reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes   e, sobretudo, repensando sobre a sua atuação   na sociedade.

  • Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue

Um  programa pedagógico de enriquecimento curricular bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

 Nesse contexto, nossos alunos interagem com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade, explorando ainda mais o idioma, com canções, brincadeiras, histórias, aulas de culinária, artes, música e muito mais.

  • Maratona da Inteligência Emocional

Desenvolver atividades por meio da leitura literária, contribuindo com o enfrentamento e elaboração de sentidos e soluções mais saudáveis e significativas em suas próprias vidas, transformando, efetivamente, a maneira como se comportam e gerenciam as emoções.

  • Momento Literário

Estimula a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades compartilhadas  para desenvolver nos estudantes os comportamentos leitores.

  • Cantata de Natal

Celebra a realização de mais uma trajetória, um ano de muitas conquistas e vitórias vividas palas turmas do 5º ano.

  • Projeto JEPP:

Orientar o jovem para o plano de negócios e, assim, desenvolver o comportamento do jovem empreendedor.

Educação Bilíngue

O Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, diferente de um curso regular, que foca em ensinar a gramática, linguística e vocabulário de um idioma específico, visa o ensino de uma segunda língua por meio de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural. O CENELCOC promove o uso da língua inglesa, inclusive ofertando a opção de um Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

Os estudantes são colocados em um ambiente de constante aprendizado e o inglês, no caso do Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, é o idioma que guia as atividades e as disciplinas. Nessa situação, eles podem aprender outras matérias, como geografia e matemática, por exemplo, em inglês.

Educação Socioemocional

O CENEL COC visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes. O projeto parte da escuta ativa, do trabalho com as diversas emoções que compõem o ser humano e de formações contínuas com as equipes. Para isso contamos com a parceria da Escola da Inteligência, projeto criado e desenvolvido pelo psicólogo Augusto Cury, no qual visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes e que tem por meta, antes de chegar nos discentes, atingir os docentes da escola.

×