Pular para o conteúdo

Educação Infantil

educação infantil CENEL

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é uma das mais importantes para a formação das crianças e tem como finalidade o desenvolvimento integral do indivíduo até os seis anos de idade, nas dimensões física, psicológica, intelectual e social, por meio de ações de educação e de cuidado.  

Consideramos que a criança, desde a mais tenra idade, é um ser com vivências e características singulares, sujeito ativo de um contexto social e histórico, que necessita de amparo, de orientação e de motivação para desenvolver seus conhecimentos, competências e habilidades de forma eficaz em um ambiente estimulante e acolhedor.

No CENEL COC, a Educação Infantil desenvolve-se pelas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e com crianças de diferentes idades nos grupos e nos contextos culturais nos quais se insere.

Material Didático

Livros-Explorar

A coleção infantil do Sistema COC de Ensino traz uma proposta inovadora, com a estética atual das ilustrações e o embasamento nos principais autores e nas mais sofisticadas e comprovadas teorias de Educação Infantil.

Dessa maneira, a Coleção Explorar estabelece pontes entre aquilo que a criança já conhece e as experiências vividas na escola, e promove aprendizagens dinâmicas que contribuirão de forma única para a construção de conhecimentos verdadeiramente significativos.

Projetos

  • Horta na escola

Transformar os espaços da escola em ambientes mais verdes que melhore as habilidades sociais e cognitivas, promovendo a saúde mental, física, nutricional e emocional de nossas crianças.

  • Educação ambiental

Proporcionar aos estudantes aprendizagens e vivências ao ar livre, as quais não seriam possíveis em sala de aula, aproximando, assim, natureza e educação. Valorizando e estimulando a criança a praticar hábitos saudáveis e sustentáveis.

  • Momento Cívico Mensal

Propiciar o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos estudantes por meio de participações, assim como a transmissão de valores éticos fundamentais para a vida em sociedade.

  • Saída de Campo

Estimular a curiosidade das crianças ao observar e explorar o contexto social e cultural de várias formas.

  • Festa Junina

Dar uma volta pelo Brasil por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar, buscando conhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Além disso, visa fortalecer a relação escola e família, estimulando o trabalho coletivo.

  • Vida e Saúde

Prever o desenvolvimento de atividades que irão trabalhar aspectos físicos e socioemocionais, estimulando a curiosidade e o interesse pela busca da qualidade de vida.

  • Mostra do Conhecimento

Dar visibilidade às vivências dos estudantes a partir dos temas contemporâneos por meio de projetos integradores e transdisciplinares. Assim, reconhecendo e aprendendo sobre os temas que são relevantes   e, sobretudo, repensando sobre a sua atuação   na sociedade.

  • Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue

Um  programa pedagógico de enriquecimento curricular bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

 Nesse contexto, nossos alunos interagem com a língua inglesa de modo natural, por meio de situações cotidianas, adquirindo um vocabulário mais próximo da realidade, explorando ainda mais o idioma, com canções, brincadeiras, histórias, aulas de culinária, artes, música e muito mais.

  • Psicomotricidade e Judô

Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo, desenvolvendo a coordenação motora.

  • Projetos Investigativos:

Promover a exploração e a escuta do conhecimento prévio e das hipóteses das crianças sobre o contexto observado.

  • Projeto “Sacola Letrada”:

As experiências com a literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.

  • Livro da vez:

Trabalhar a obra, contextualizando-a com os demais conteúdos explorados em sala.

  • Arte contextualizada:

Dar-se por meio da articulação dos seguintes aspectos: apreciação, reflexão e fazer artístico, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sensorial, além de proporcionar a  integração e a inclusão social.

  • Hora do Conto:

Desenvolver o senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmo, dos outros e da realidade ao expressar por   várias linguagens.

  • Eu conto, você reconta:

Promover experiências nas quais as crianças possam ouvir e falar, potencializando sua participação na cultura oral.

  • Musicalização

Promover a participação das crianças em experiências que   contribuem para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Uma vez que, na musicalização, trabalham habilidades relacionadas à coordenação motora, à linguagem oral, expressão de sentimentos e comunicação.

Educação Bilíngue

O Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, diferente de um curso regular, que foca em ensinar a gramática, linguística e vocabulário de um idioma específico, visa o ensino de uma segunda língua por meio de atividades interdisciplinares, lúdicas e interativas, promovendo o aprendizado e a fluência de forma real e natural. O CENELCOC promove o uso da língua inglesa, inclusive ofertando a opção de um Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue por meio de duas metodologias: CLIL e STEM.

Os estudantes são colocados em um ambiente de constante aprendizado e o inglês, no caso do Programa Pedagógico de Enriquecimento Curricular Bilíngue, é o idioma que guia as atividades e as disciplinas. Nessa situação, eles podem aprender outras matérias, como geografia e matemática, por exemplo, em inglês.

Educação Socioemocional

O CENEL COC visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes. O projeto parte da escuta ativa, do trabalho com as diversas emoções que compõem o ser humano e de formações contínuas com as equipes. Para isso contamos com a parceria da Escola da Inteligência, projeto criado e desenvolvido pelo psicólogo Augusto Cury, no qual visa trabalhar a educação socioemocional dos estudantes e que tem por meta, antes de chegar nos discentes, atingir os docentes da escola.

Livros de educação infantil

Livros educação infantil

Momento de explorar o mundo e despertar o conhecimento.

Do Berçário ao Infantil 5

A Educação Infantil divide-se em 3 eixos principais: educar, cuidar e brincar. Nossa plataforma é focada no primeiro deles, sem nunca perder de vista os outros dois, com atividades bem estruturadas e planejadas. Assim, as crianças iniciam a alfabetização e o letramento de forma leve e gradual, explorando e aprendendo ao mesmo tempo, afinal este é o momento de descobrir a alegria em aprender!

A Coleção Explorar apoia o desenvolvimento das crianças e constrói o conhecimento, incentivando o domínio das capacidades físicas, psicológicas e emocionais. Apresentando um conteúdo forte e completo, os materiais possibilitam aos professores escolherem o formato da alfabetização e letramento para cada turma, contando com ilustrações de personagens dinâmicos que auxiliam no processo de aprendizagem e garantem uma experiência viva e interativa.

Fonte: COC | Educação Infantil

×