Projeto Dançando na Terceira Idade

PROJETO “DANÇANDO NA TERCEIRA IDADE”

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Guilherme Nery Lacerda

TEMA GERADOR: A importância da dança na Terceira Idade

Início das Atividades: 10 de agosto de 2015. Custo para o participante: R$00,00 Número de vagas: 12

JUSTIFICATIVA:   Sem qualquer sombra de dúvida, repousa no desenvolvimento científico e nos avanços tecnológicos a longevidade da existência humana, os quais prolongam bastante a idade média de vida da população. O CENELCOC, percebeu a necessidade de implantação do presente projeto social-educativo direcionado a essa faixa etária, com o intuito ajudá-la a  envelhecer com qualidade de vida. Prado et al. (2000), num estudo realizado na área da dança para a terceira idade, apontam que essa atividade tem grande aceitação por parte dos idosos que a praticam e, também, que a idade não se constitui em obstáculo para sua prática. Severo e Dias (2000) indicam que a dança tem o poder de modificar a vida dos idosos, possibilitando-lhes viver numa melhor dimensão existencial. Robatto (1994) cita que a dança pode ter seis funções: auto-expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade. A dança tem forte caráter sociabilizador e motivador; seja em par ou sozinho, seja velho ou criança, seja homem ou mulher, dançando todos nos sentimos bem. É uma prática para toda a vida, que nos desperta sentimentos e desenvolve capacidades anteriormente inimagináveis. 

OBJETIVO GERAL:

 Proporcionar por meio da dança, o bem-estar físico, social e psicológico, bem como, benefícios para a saúde e satisfação pessoal.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

-  melhorar:  a coordenação motora, o equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a consciência corporal, a resistência, a memorização e a socialização.

METODOLOGIA (procedimentos e estratégias):

Os participantes do projeto praticarão dança duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula. Nessas aulas serão ministrados a dança de salão e a dança livre, que se identificam mais com esse tipo de população.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROJETO:

- Preencher o formulário de inscrição no CENEL COC; - Idade mínima 60 anos -  masculino e feminino; - Apresentar Atestado de Saúde para a prática das aulas de dança. - Comparecer às aulas com a camiseta do projeto,  roupas confortáveis e sapato adequado.

  RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS: - O local das aulas será no prédio do CENELCOC, na sala de balé. - Espelhos; - Aparelho de som.

AVALIAÇÃO: Observar o significado dessa prática antes e durante a atividade por meio das expressões dos participantes, na medida em que, por meio dela, podem-se resgatar lembranças, sensações e sentimentos que os acompanham desde sua infância. Além disso, verificar se a atividade proporciona prazer, felicidade, satisfação, diversão, enfim, sensações prazerosas. Avaliar os benefícios para a saúde, para bem-estar físico, social e psicológico; se  traz satisfação pessoal.

Matrículas na secretaria da escola.